13/06
Trata-se de uma Exposição Fotográfica do designer francês Antoine Olivier e do fotógrafo brasileiro J.L.Bulcão, que incursionam voluntariamente na Amazônia para registrar a rotina de comunidades produtivas e captar imagens e impressões sobre as culturas tradicionais amazônicas, sua biodiversidade e sua capacidade de sustentabilidade das comunidades ali residentes. Assim, o principal aspecto que esta exposição exalta é riqueza cultural dessas comunidades produtivas e sustentáveis existentes na Amazônia que atuam na coleta do Açaí, do Babaçu, do Guaraná e da Borracha.
 
Pretendemos circular essa Exposição em outros lugares do mundo, como forma de referenciar  e valorizar, legitimar e dar visibilidade a cultura dessas populações locais retratadas no projeto.
 
O conceito do projeto museográfico utiliza Fotografias - elementos centrais da exposição –, objetos Cênicos relacionados as culturas referidas na,  e ainda vídeos e áudios que enriquecem e complementam as informações sobre a cultura desses brasileiros. Vale destacar que os recursos sonoros que preenchem e complementam a exposição mostram vozes, diálogos, cantigas e até mesmo os ruídos dos ambientes visitados pelos expedicionários que registraram os sons locais da floresta e da movimentação gerada pelas atividades diárias, o que gerou uma rica trilha incidental que será apresentada na exposição em forma de uma experiência auditiva diferenciada, incrementando a percepção do visitante sobre o ambiente por meio da ativação de multi sensorial.
 
As fotografias que deram origem a essa exposição foram, em 2010, impressas no Livro Les Gardiens del'Amazonie, editado em Paris sob o patrocínio da empresa Sappi – por meio de seu projeto de incentivo à criação gráfica Ideas that Matter.. O lançamento desse livro inspirou a primeira exposição Fotográfica, realizada na Galerie W de Paris em janeiro 2011, patrocinada pela ONG Autres Brésils. Após sua estreia em Paris, a Exposição foi aprovada no programa de patrocínio do Espaço Cultural Eletrobras-Furnas do Rio de Janeiro, resultando na segunda exposição, de maio a julho desse mesmo ano.
 
O resultado do trabalho tem oferecido aos seus visitantes uma explosão de fotogenia, movimento e sons inspiradores provocando percepções a partir de experiências sonoras, visuais e táteis em seus visitantes, além de dar visibilidade ao recorte cultural sobre os povos amazônicos e suas comunidades produtivas e sustentáveis.
 

Participe

Ativaideias – Plataforma de informação e oferta de serviços de preparação, coaching, treinamentos e consultoria em Projetos para a Economia Criativa com foco em cultura, marketing e comunicação. Concebido por Mara Bastos //    Website Design e Desenvolvimento: Hendrik-Jan Monshouwer    // Conteúdos: Vespa Luz // Controle de qualidade: Ivo Ricardo Ferrreira

Fotografias  -  Maurício Maia, LuckVeloso, Nelson Martins, Roberto da Costa e Silva, Mara Bastos, Maria Paula Vianna, Antoine Olivier, JL Bulcão, Bebel Franco. Se alguma das imagens aqui postadas tiver a sua participação e você desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato - redacao@ativaideias.com.br

Direitos autorais reservados  - 2013